O líder do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, vai visitar os Estados Unidos pela primeira vez nesta terça-feira (7) e disse esperar que Barack Obama retribua a visita ainda este ano.

Nguyen Phu Trong, secretário-geral do partido vietnamita, disse na sexta-feira (3) que espera construir uma relação de confiança com os americanos. Ele declarou que há o objetivo de criar mais oportunidades para melhorar as relações entre os antigos inimigos.

"Como em qualquer relação entre dois países no mundo, o Vietnã e os Estados Unidos divergem em várias questões como a percepção de democracia, direitos humanos e comércio", declarou Trong. O líder considerou ainda que melhor forma para solucionar divergências é estando aberto a diálogos construtivos, para que essas diferenças não se tornem barreiras às relações bilaterais.

O encontro acontece justamente no período que marca os 20 anos desde a normalização dos laços diplomáticos entre os dois países. Vietnã e EUA também estão se aproximando em razão da reivindicação da China sobre o controle de uma região do Mar do Sul da China.

A Casa Branca informou que no encontro histórico haverá conversas sobre comércio, direitos humanos e cooperação em defesa. Porém, a visita de Obama ao Vietnã não foi confirmada. Em novembro, o presidente norte-americano participa de uma conferência de cooperação econômica da Ásia e Pacífico nas Filipinas.