CERTIFICADOS IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, de Minas (Seapa) iniciou a entrega dos cerca de 2 mil certificados aos alunos de escolas públicas e particulares do estado que participaram do Projeto Sanitaristas Mirins em 2015. O certificado é o reconhecimento da participação dos estudantes no projeto, que leva informações sobre o meio rural e sua importância na produção de alimentos e na conservação dos recursos naturais, além de trabalhar as boas práticas agropecuárias. Desde a sua criação, em 2003, o projeto Sanitaristas Mirins já contemplou cerca de 98 mil alunos e professores em mais de mil escolas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

SINDICATO FORTE

O Programa Sindicato Forte, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para melhorar o atendimento prestado aos produtores rurais, terá novidades em 2016. O tema foi tratado em uma reunião de quatro dias do grupo de trabalho, em Brasília. Seis representantes do programa e dois consultores debateram um projeto para inovação sindical. Foram definidas cinco ações estratégicas: regularização sindical frente ao Ministério do Trabalho, estruturação sindical, atuação sindical, comunicação sindical e parceria com o Senar. Os próximos passos definidos são a validação dos objetivos e dos critérios; detalhamento dos projetos e ações; definição de metas, prazos e recursos; e execução das atividades. O assunto será tratado novamente durante a reunião do Conselho de Representantes da CNA, que deverá ocorrer no início de 2016.

INFLUENZA AVIÁRIA

A partir de 1º de março de 2016, as granjas que não estiverem registradas ou com funcionamento autorizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), atendendo à portaria 1555 de dezembro/15, estarão proibidas de alojar aves, sujeitando-se às sanções previstas em lei. A medida faz parte das ações preventivas contra a influenza aviária (gripe do frango), já que há o risco da entrada do vírus no Brasil. A portaria abrange as granjas de frango e peru de corte e de galinha de postura, além dos estabelecimentos de criação de outras aves como codorna e faisão, destinadas à produção de carne e ovos para consumo humano. Para auxiliar os produtores na adequação e registro desses estabelecimentos, o IMA produziu uma cartilha, intitulada “Registro de Granjas Avícolas Comerciais”, disponível para consulta gratuita no site da instituição, no endereço ima.mg.gov.br.

ABC CERRADO

Os produtores do Cerrado Mineiro já podem se inscrever para as capacitações do Projeto ABC Cerrado, que serão realizadas no primeiro semestre de 2016. Em Minas Gerais, são ofertadas 600 vagas para os produtores que compõem a região do bioma. No curso, com 56 horas de duração divididas em quatro módulos, serão apresentadas, dentre outras informações, as quatro tecnologias do programa: Sistema de Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura Pecuária Floresta e Florestas Plantadas. Após a conclusão das capacitações, 400 propriedades mineiras receberão assistência técnica, gratuita, por um ano e meio. O número de vagas é limitado. Informações: http://www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao

POSSE DO NÚCLEO DA GRANDE BH

Tomou posse, no último dia 10, a nova diretoria do Núcleo Mangalarga Marchador da Grande Belo Horizonte para o biênio 2016/ 2017. Na presidência o criador José Márcio Januário, titular do haras Januário. Ele sucede Jonas Oliveira, do Haras Trancoso, que assume em janeiro a diretoria de eventos da ABCCMM. Jonas foi presidente do núcleo nas duas últimas gestões, levando a entidade ao topo do ranking brasileiro dos núcleos por quatro anos consecutivos. O novo presidente planeja dar continuidade às realizações da diretoria que sai, incentivando ainda mais os eventos e competições, além de dar um foco especial às atividades de relacionamento e troca de informações dos associados. Os núcleos da raça mangalarga marchador espalhados por todos os estados brasileiros são responsáveis pelo fomento e a inclusão dos novos criadores.

CAVALGADA PORCOS

Estão abertas as inscrições para a tradicional Cavalgada Porcos, que será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, em Dores do Indaiá (MG). Informações: (37) 98838.7451