Assim como roubos e furtos em geral, o número de automóveis e motocicletas que viram alvo de ladrões também cresce no fim de ano, exigindo cuidados redobrados dos proprietários. De acordo com o diretor da LocatorOne, Valdemar Penna, que trabalha há 30 anos na área de segurança veicular o número de ocorrências aumenta significativamente no Natal e Ano Novo. E os motivos são muitos.

De acordo com o especialista, a ocorrência de roubos e assaltos cresce nesta época devido ao grande movimento do comércio, aquecido pelas compras de final de ano. Já o furto de veículos e motos cresce graças a maior distração dos motoristas, além do fato de muitos deles viajarem para cidades pouco conhecidas.

“As pessoas estão em clima de festa e esquecem os cuidados básicos de segurança”, afirma Penna, que listou dez dicas para motoristas e motociclistas protegerem seus veículos nesta época do ano.


Se informar

A primeira regra é: se for viajar, o condutor deve se informar sobre os locais mais seguros de seu destino, evitando estacionar em qualquer lugar. “Estacionar seu carro, sempre, no mesmo local também chama a atenção de ladrões”, acrescenta ele.

Penna também alerta para o hábito, que alguns condutores têm, de ir comprar um pão no mercadinho e deixar o carro ligado. “Todos sabem que é rapidinho, mas deve ser evitado, mesmo em cidades pequenas”, alerta o especialista.
“Prefira deixar o carro em lugares iluminados e com maior circulação de pessoas, e não deixe objetos expostos. Tranque-os no porta-malas”, aconselha Penna.

Ele também desaconselha estacionar em locais onde a arborização dificulte a visualização do veículos. “Dirija com vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação, inclusive ao parar em semáforos”, recomenda.


Suspeitos

Quando retornar para o carro ou moto, o dono deve ficar atento à presença de suspeitos nas proximidades. “Use sempre a garagem, para estacionar, mesmo que seja por alguns segundos”, orienta o especialista.

Infelizmente, só o alarme não é mais suficiente para proteger seu veículos. Então, para não estragar as festas, instale dispositivo antifurto. Equipamentos mais modernos reúnem rastreador e bloqueador, o que permite que o veículo, mesmo depois de furtado, seja imobilizado e localizado até em lugares inóspitos. Não custa se precaver!