Há exatos 40 anos o Brasil cravou o seu lugar na Fórmula 1. Com Emerson Fittipaldi, em 10 de setembro de 1972, a nação conquistou o seu primeiro campeonato mundial da principal categoria de automobilismo. O piloto venceu o Grande Prêmio da Itália, antepenúltima prova da temporada, tornando-se, assim, o mais jovem a levantar o troféu da F1. Dois anos depois, Fittipaldi conquistaria o seu segundo título mundial.

“Quando completei a primeira volta, a equipe me sinalizou que (Jack) Stewart (rival pelo título) estava fora. Pensei ‘que bom’, mas não me conformei em só terminar a corrida para garantir o campeonato, queria vencer o GP da Itália”, relembrou Fittipaldi, por meio de seu Twitter, completando.

“As últimas dez voltas desse GP foram as dez voltas mais longas da minha vida! Queria agradecer a Deus por essa oportunidade, a todos que me ajudaram na minha carreira, a todos os meus fãs no Brasil e do mundo que sempre me apoiaram”, destacou.

Na temporada do título, Emerson conquistou cinco vitória, atingindo os 61 pontos - 16 na frente do segundo lugar.

Posterior ao feito de Emerson, o Brasil viu o nascimento de outros dois pilotos geniais: Nelson Piquet e Ayrton Senna, cada um com três títulos, dando ao nosso país 8 conquistas da Fórmula 1.

Confira galeria de fotos: