O ano de 1988 trouxe um acontecimento norteador da democracia no Brasil: a promulgação da Constituição Brasileira, que abriu espaço para a eleição do primeiro presidente da República, no ano seguinte, após mais de duas décadas de regime militar.
 
Naquele mesmo ano nascia o Hoje em Dia, que, deste então, traz diariamente os principais acontecimentos de Belo Horizonte, Minas, Brasil e mundo, tendo como principal marca a isenção e o compromisso com a verdade.
 
Agora, no aniversário da capital de Minas, o jornal se renova mais uma vez. Um projeto gráfico moderno e arrojado, conectado com as inovações tecnológicas deste terceiro milênio, vem acompanhado de um conteúdo diferenciado, que celebra uma Belo Horizonte em ascensão.
 
As equipes de reportagem do jornal não tiveram dificuldades em encontrar boas notícias na cidade e preparar esta edição especial, um presente pelos 117 anos da capital.
 
A história do Hoje em Dia vem sendo contada em textos e imagens ao longo dos últimos 26 anos, muitos reconhecidos com as principais premiações – nacionais e internacionais – concedidas aos veículos de comunicação do país, como o Esso, o Fiat Allis de Jornalismo, o Prêmio National Geographic e o Brazilianoline Award (Nova York), dentre tantos outros.
 
São mais de cem prêmios em quase três décadas de cobertura do que acontece de mais importante no Brasil e em Minas, sempre pautada pela busca da renovação e da inovação.
 
O jornal foi o primeiro a circular 100% em cores, marca do aniversário de 10 anos de lançamento. Em 1999, tornou-se um dos primeiros diários a ter um site na internet, mais tarde convertido em portal.
 
A aproximação com o leitor ainda ganhou novos contornos com a chegada das mídias sociais, em uma relação que se renova a cada dia.
 
Depoimentos
 
Nosso ponto de partida foi recuperar o prazer e o hábito da leitura do jornal. Tinha que pensar um produto que é uma das plataformas do grupo e teria que ter pontos de interseção e interatividade com os outros veículos
Gustavo Greco, diretor de Criação da Greco Designer
 
Do ponto de vista comercial, temos um desdobramento que é a nossa multiplataforma, que envolve além de um novo jornal impresso, um novo portal, a rádio 102.9, ações promocionais e de redes sociais e aplicativos. Certamente vai trazer muitos resultados, não só para os nossos leitores, para as agências de publicidade e também para os nossos anunciantes
Leandro Figueiredo, diretor Comercial e Marketing 
 
Nós queremos trazer, com o novo projeto gráfico, mais do que uma mudança de roupa, uma mudança de filosofia. Vamos trabalhar multiplataforma, e ter condições de escolher o que é mais importante para o impresso, para o mobile, para o rádio, sem perder o foco no que é importante, que é a notícia” 
Luiz Fernando Rocha, editor-chefe
 
A gente fez uma brincadeira com a história de que as pessoas vivem a informação. Ela pode respirar música, acordar notícia, tudo que faz tem informação. Chegamos ao conceito que é ‘Hoje em Dia viva a informação’” 
Dan Zecchineli, diretor de Criação da Filadélfia Comunicação